segunda-feira, 18 de março de 2013

Carta da Itália, de Allan Robert P.J.

É com grande prazer que divulgo aos leitores do La Nostra Italia o livro do brasileiro Allan Robert, Carta da Itália. Desejo muito sucesso para ele e para tantos outros brasileiros escritores dedicados, pacientes e talentosos!

domingo, 17 de março de 2013

Habemus Papam: o conclave e a eleição de um Papa

A renúncia de Bento XVI foi um choque para o mundo Católico e laico, tanto que por dias foi notícia principal nos principais meios de comunicação da Itália e do mundo. Aí depois falaram do conclave antecipado e das listas dos favoritos ao papado; para minha felicidade, um dos fortes candidatos à sucessão de Papa Ratzinger era o brasileiro Dom Odilo Scherer. 

quarta-feira, 13 de março de 2013

O sistema político italiano: aspectos gerais

Nestas últimas semana tem-se falado muito das eleições políticas na Itália e do destino que o país irá seguir com os resultados em meio à recessão que está atormentando grande parte da Europa. No embalo de todo esse clima de eleições e para entender o que se dizem nos noticiários e jornais, resolvi escever uma série que conta sobre como funciona o complexo sistema político italiano (ou talvez nem seja assim tão complexo, apenas diferente do que estamos acostumados).